_____________________________________________________________

Confira as fotos do Altas Horas

  • Evento: Bloco Altas Horas
  • Data: 14 e 15/11/09
  • Local: Glória Do Goitá
  • Total de Fotos: 202
  • Fotógrafo: Emerson Matias
Clike aqui para ver as fotos
Glória Do Goitá - A terra do Mamulengo - Att: Equipe Gloriainfoco
Cultuta Do Município

Saiba um pouco mas sobre a cultura de Glória Do Goitá(Mestre Zé Divina)O Mestre Zé Lopes é natural de Glória do Goitá, sendo conterrâneo do Mestre Zé de Vina, com quem aprendeu o ofício de mamulengueiro. Nascido em 1950, ainda menino, aos 10 anos de idade, Lopes se encantou pelos bonecos. Aos 15, já havia montado seu primeiro brinquedo, interrompido dois anos depois, ocasião em que resolveu tentar a vida em São Paulo. Em 1982 retorna a terra natal e reativa seu grupo. O Mamulengo Teatro do Riso já teve oportunidade de realizar uma pequena turnê pela Europa. Isto ocorreu em 1997. No ano seguinte, o mamulengueiro realizou uma exposição individual dos seus bonecos no Rio de Janeiro. Como outros mamulengos, o espetáculo que o Mestre Zé Lopes vai apresentar, conta passagens da vida de personagens como Simão, Capitão e Quitéria. O artista improvisa em cima das situações apresentadas, levando em consideração as intervenções da platéia.

Fonte: Folha De Pernanbuco




Aos 57 anos, 47 dedicados ao mamulengo, José Lopes da Silva Filho, o mestre Zé Lopes é, talvez, o mamulengueiro mais conhecido do país. Artesão, artista e militante do mamulengo, mestre Zé Lopes reivindica reconhecimento para o ofício e o uso dos bonecos para a educação e a promoção da cidadania.
Mamulengo é um boneco de manipulação muito comum no nordeste do país. Diferentemente das famosas marionetes, esse boneco da tradição popular nordestina é manipulado por baixo, diretamente pelas mãos ou através de varas. Em geral, é feito de tecido e uma madeira leve, como o mulungu.
A explicação mais aceita para a origem do nome “mamulengo” é que ele seria uma derivação de “mão molenga”, que seria a agilidade que o manipulador teria na moqueca para dar vida e movimento aos bonecos.






Mestre Zé Lopes se interessava pelos mamulengos desde criança. Influência dos tios Chico e Zé, que também brincavam e o levavam para assistir a todas as apresentações nas redondezas. Fez seu primeiro boneco aos 12 anos de idade.
Entre os primeiros mestres que conheceu estão Zé Grande, Severino da Cocada, Luis da Serra e Zé di Vina, de quem mais tarde seria contramestre.
Algum tempo depois, reproduzindo a sina da maioria dos jovens nordestinos, teve que partir de sua terra em busca de melhores oportunidades. Foi para São Paulo, passando primeiro por Recife.
- É uma história triste. Meu pai queria que eu fosse engenheiro mecânico. Morreu quando eu tinha quatro anos. Éramos treze e minha mãe não podia criar os filhos – conta o mestre.
Lá morou por doze anos. Trabalhou numa metalúrgica, numa fábrica de móveis, numa serraria e numa fábrica de ração. Voltou a Pernambuco no final de 1981, quando recomeçou a brincar de mamulengo, embora nunca tivesse abandonado por inteiro os bonecos. “Eu não troco Glória do Goitá por 10 São Paulos”.
No dia 2 de dezembro de 1982, na festa de Nossa Senhora da Conceição, junto com os mestres Zé Sales, Zé da Banana e Zé di Vina estreou em Glória do Goitá o Mamulengo Teatro do Riso. Desde então, viaja pelo Brasil e pelo mundo como embaixador dessa tradição do nordeste brasileiro.


Fonte: Das Ruas Por: Iuri Rubim

Espaço Vip Gloriainfoco, você merece.

Clike e acesse mas essa espaço Vip Gloriainfoco <<< Acesse e confira mas essa, espaço Vip Gloriainfoco, contamos com você, afinal você que é Vip merece ! att: Equipe Gloriainfoco <<<

Fale conosco:

Mande seu e-mail para a equipe, mande sua opnião para que possamos melhoras a cada atualização. Email:emersondomsn@hotmail.com Desde já agradecemos a você !
Participe de nossa comunidade no orkut - deixe seu recado - mande seu e-mail para receber as postagens...

Acessos ao Blog

Cadastre-se

Confira

Faça sua busca na web:

Glória Do Goitá

Link-me

Preserve o Planeta

Vejá quais são os paises que geram mas poluição no planeta: Estados Unidos: 186,1 União Européia:127,8 Rússia:68,4 China:57,6 Japão:31,2

Site Favorito